Dor Lombar

A dor lombar tem múltiplas causas que muitas vezes são inespecíficas.

Algumas causas comuns são tensão muscular, nervos, articulações, discos intervertebrais (ex: hérnias discais) e orgãos na cavidade abdominal. É importante referir que a dor pode ser exarcebada por fatores psicológicos como o stress, ansiedade e depressão.

  • Red Flags (sinais e sintomas que indicam necessidade de procura médica) : Diagnóstico anterior de cancro, febre e perda de peso sem razão aparente, incontinência ou retenção urinária, perda de força e sensibilidade nos membros inferiores, trauma recente em pessoas com idade superior a 70 anos.​​
  • Dor Lombar Aguda: Recomendado manter a rotina diária, utilização de calor localmente (15 a 20 min) e terapias manuais como a massagem. Evite ficar em repouso!
  • Dor lombar sub-aguda ( 6 a 12 semanas) e crónica ( >12 sem): Quando a dor se mantém por períodos mais prolongados, pode levar (por mecanismos complexos) a maior tensão muscular (consequentemente menor mobilidade) e diminuição da ativação de músculos que estabilizam as vértebras durante o movimento, provocando maior stress sobre outras estruturas na coluna lombar, o que por sua vez promove o ciclo de dor.

Vamos Falar de Postura!


As causas referidas na secção anterior estão frequentemente associadas a uma postura inadequada. Vamos perceber porquê...


Na imagem abaixo pode observar 2 posturas menos adequadas que são muito comuns e uma postura considerada de uma forma geral mais correta.


Como é que a postura está relacionada com as dores lombares?

  • A nossa postura deve ser dinâmica, ou seja, não existe uma postura ideal que a pessoa deva manter prolongadamente, apesar de haver uma postura considerada mais correta devido ao facto de os tecidos estarem numa posição mais neutra. Quando adoptamos uma determinada postura por longos períodos de tempo, causamos stress constante em determinadas estruturas (ligamentos, tendões, músculos, discos interarticulares) e consequentemente dor.
  • Algumas das posturas que temos maior tendência a adoptar quando estamos muito tempo em pé ou sentados são as que vê no 1º e 3º exemplo da imagem. Isto leva, por exemplo, a fraqueza de músculos posturais importantes e aumento da tensão e consequente diminuição da flexibilidade de outros, o que diminui a mobilidade e dificulta a aquisição de uma postura mais correta.

O que posso mudar?

  1. Se trabalha muito tempo sentado, é fundamental fazer pausas. É importante levantar-se e andar durante alguns minutos.
  2. Melhore a ergonomia do seu posto de trabalho.
  3. Tente corrigir a sua postura ao longo do dia.
  4. Em baixo tem uma rotina de exercícios que pode fazer diariamente.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora