Dores Cervicais
As dores no pescoço são um problema extremamente comum na população. Maioria das dores aguda resolvem-se naturalmente (com ou sem tratamento), no entanto a maioria das pessoas experiencia episódios de dor cervical de forma crónica.
Vamos perceber porquê..
Causas
A dor cervical tem múltiplas causas que muitas vezes são inespecíficas.
Algumas causas comuns são tensão muscular, nervos (associados também a dor e dormências nos braços), articulações, discos intervertebrais (ex: hérnias discais). Estas causas são frequentemente secundárias, ou seja, são consequências de desequilíbrios no nosso corpo como a postura (ler secção seguinte), alterações degenerativas, acidentes traumáticos (acidentes de viação por exemplo). É importante referir que a dor pode ser exarcebada por fatores psicológicos como o stress, ansiedade e depressão.
Acidentes de viação: A pessoa sofre frequentemente um whiplash na coluna cervical, o que provoca lesões em estruturas nervosas, articulares, discais e musculares. Os sintomas (dor no pescoço, rigidez entre outros) normalmente melhoram após um curto período de tempo, no entanto podem manter-se meses ou mesmo anos após o acidente.
Se após o acidente sentir fraqueza nos membros superiores, perda de equilíbrio, fraqueza ou dormências nas pernas, dormência na língua, tonturas e náuseas intensas procure ajuda médica.
Alterações Degenerativas: Com a idade o nosso corpo sofre mudanças que levam a alterações da normal função e estrutura da coluna. Este processo afeta todas as estruturas da coluna como discos, ligamentos, nervos, cartilagem. Como consequência a pessoa pode sentir dor no pescoço e diminuição de mobilidade, dor e dormência nos braços e dores de cabeça.
Vamos Falar de Postura!
Na imagem abaixo pode observar 2 posturas menos adequadas que são muito comuns e uma postura considerada de uma forma geral mais correta.
Como é que a postura está relacionada com as dores cervicais?
- A nossa postura deve ser dinâmica, ou seja, não existe uma postura ideal que a pessoa deva manter prolongadamente, apesar de haver uma postura considerada mais correta devido ao facto de os tecidos estarem numa posição mais neutra. Quando adoptamos uma determinada postura por longos períodos de tempo, causamos stress constante em determinadas estruturas (ligamentos, tendões, músculos, discos interarticulares) e consequentemente dor.
- Algumas das posturas que temos maior tendência a adoptar quando estamos muito tempo em pé ou sentados são as que vê no 1º e 3º exemplo da imagem. Isto leva, por exemplo, a fraqueza de músculos posturais importantes e aumento da tensão e consequente diminuição da flexibilidade de outros, o que diminui a mobilidade e dificulta a aquisição de uma postura mais correta.
O que posso mudar?
- Se trabalha muito tempo sentado, é fundamental fazer pausas. É importante levantar-se e andar durante alguns minutos.
- Melhore a ergonomia do seu posto de trabalho.
- Tente corrigir a sua postura ao longo do dia.
- Em baixo tem uma rotina de exercícios que pode fazer diariamente.