Dores de Cabeça
Sabia que...
Uma grande percentagem das dores de cabeça provém de estruturas relacionadas com a coluna cervical?
A sua postura pode ter uma influência importante nas suas dores de cabeça?
Continue a ler para saber mais...
Tipos
Existem vários tipos de CEFALEIAS também conhecidas por dores de cabeça, sendo estas:
- Enxaqueca
- Enxaqueca sem aura: Episódios com duração entre 4 a 72h; Dor apenas de um lado; Dor pulsátil; Agravamento com atividade física; Pode estar associada a náusea e/ou fotofobia (hipersensibilidade à luz) e fonofobia (hipersensibilidade ao barulho).
- Enxaqueca com aura: Episódios recorrentes com minutos de duração; Sintomas apenas de um lado; Para além de dor ( que nem sempre está presente), existem sintomas visuais em 90% dos casos.
- Cefaleias trigémino - autonómicas: existem vários tipos, mas frequentemente são caracterizadas por crises de dor forte, estritamente unilaterais (afetam apenas um lado), de curta duração ( 15 min - 3h ) que ocorrem desde 1 vez a cada 2 dias até 8 vezes por dia. A dor está associada a lacrimejo, congestão nasal, rinorreia ( excesso de produção do muco nasal), sudorese da face, ptose (queda da pálpebra) e/ou inquietação.
- Cefaleias Tipo Tensão e Cefaleias Cervicogénicas: Estas são o tipo de cefaleias que podem advir de estruturas relacionadas com a coluna cervical e onde o Fisioterapeuta pode ter um papel de extrema importância. É neste tema que nos vamos focar adiante.
Nota: Este é apenas um resumo sobre as dores de cabeça mais comuns na população, sendo que existem diversos tipos de cefaleias, que podem ter causas graves. É importante ser sempre acompanhado(a) por um profissional que tenha conhecimento da sua situação.
Cefaleias Cervicogénicas e Tipo Tensão
Sintomas
1. Cefaleias Cervicogénicas
- Dor na região posterior do pescoço ou nuca que pode migrar que migram para a frente (testa)
- A dor pode ser unilateral ou bilateral
- A dor pode agravar com posições do pescoço ou determinadas posturas
- Pode haver desconforto no braço do mesmo lado da dor de cabeça
2. Cefaleias Tipo Tensão
- Sensação de aperto ou pressão
- Costuma ser bilateral
- Não piora com atividade física de rotina
- A dor pode ter várias localizações, como a região orbital, temporal, nuca entre outras. Simultaneamente pode haver dor na cervical
Se sentir os seguintes sintomas deve, definitivamente, procurar o seu médico:
- Dor de cabeça após acidente traumático
- Dor de cabeça associada a febre alta, rigidez no pescoço e erupções cutâneas
- Tonturas intensas e problemas visuais
- Dores de cabeça que vão piorando ao longo do tempo
Causas
- Tensão Muscular
- Discos Intra - Vertebrais
- Estruturas articulares
- Compressão nervosa
- O stress, ansiedade, distúrbios do sono são factores agravantes nas cefaleias.
Tratamento
Vamos começar com a sua Postura!
Na imagem em baixo pode observar uma postura menos adequada e outra considerada de uma forma geral mais adequada, respetivamente.
No 1º exemplo é possível observar a cabeça e os ombros projetados para a frente. É uma postura muito comum em pessoas com o tipo de cefaleias referidas na secção acima e em pessoas cuja profissão implica estar um dia inteiro em frente a uma secretária.
Porque é que a postura está relacionada com as dores de cabeça?
- A nossa postura deve ser dinâmica, ou seja, não existe uma postura ideal que a pessoa deva manter prolongadamente, apesar de haver uma postura considerada mais correta devido ao facto de os tecidos estarem numa posição mais neutra. . Quando adoptamos uma determinada postura por longos períodos de tempo, causamos stress constante em determinadas estruturas (ligamentos, tendões, músculos).
- A postura que temos maior tendência a adoptar quando estamos muito tempo em pé ou sentados é a que vê no 1º exemplo da imagem. Isto leva, por exemplo, a fraqueza de músculos posturais importantes e aumento da tensão e consequente diminuição da flexibilidade de outros. O aumento da tensão nos músculos leva a ativação de determinados pontos, chamados trigger points, que libertam substâncias químicas entendidas, por mecanismos complexos, no cérebro como dor de cabeça apesar de a origem ser cervical.
O que posso mudar?
- Se trabalha muito tempo sentado, é fundamental fazer pausas. É importante levantar-se e andar durante alguns minutos.
- Melhore a ergonomia do seu posto de trabalho.
- Tente corrigir a postura ao longo do dia.
- Em baixo tem uma rotina de exercícios de pode fazer diariamente.