Epicondilites
O que são?
A epicondilite é a causa mais frequente de dor ao nível do cotovelo, podendo afetar o braço dominante ou não dominante. Deve-se a uma degeneração e inflamação dos tendões dos músculos do antebraço que se inserem no cotovelo. Sendo que os músculos se inserem na região interna e externa do cotovelo, a pessoa pode sentir dor na parte de dentro ou fora ( mais comum).
Causas
A epicondilite lateral (mais comum) está relacionada com os movimentos repetidos do punho e dedos que criam sobrecarga nos tendões.
Alguns exemplos são :
- Desportos que impliquem ativação constante dos músculos do antebraço, como é o caso do ténis.
- Profissões que impliquem esse tipo de atividades. Pintores, carpinteiros, indivíduos que trabalham longos períodos de tempo no computador (devido ao uso constante do teclado e rato), e.t.c.
Sintomas
- Dor na face lateral do cotovelo que pode ser agravada por transporte de pesos ou extensão do punho e dedos contra resistência
- Pode verificar-se edema na zona dolorosa e diminuição de força no punho
Tratamento
O tratamento é realizado através da modificação das atividades que estão associadas ao aumento da dor do doente, prescrição de anti-inflamatórios a realização de programas de fisioterapia.
Se se encontra numa fase aguda com dor intensa mesmo em repouso e edema (inchaço) na região dolorosa aplique gelo entre 15 a 20 min de 2h em 2h mínimo.
Nos programas de fisioterapia realizam-se vários tipo de exercícios que estão associados a um alívio significativo dos sintomas. Em baixo pode ver 2 exercícios de alongamentos e um de fortalecimento, respetivamente.
Mantenha os alongamentos durante 30 segundos e faça várias repetições ao longo do dia. Em relação ao exercício de fortalecimento, faça 3 séries de 10 repetições com descanso de 20 seg entre cada séries .