Hérnia Lombar
Sintomas
Os sintomas (dor lombar, dor na perna e formigeiro, fraqueza muscular) variam dependendo do caso. São provocados quando a hérnia comprime estruturas como raízes nervosas ou um ligamento posterior às vértebras. A própria rutura do anel fibroso provoca dor lombar intensa.
Quando, realmente, existe compressão nervosa é comum a pessoa sentir a conhecida dor ciática (dor no trajeto do nervo ciático) associada a perda de força e formigueiro/dormência.
Causas e factores de risco
- Idade devido às alterações degenerativas
- Género. Os homens estão sujeitos ao dobro do risco em comparação com as mulheres
- Predisposição genética
- Manter prolongadamente posturas incorrectas na posição de sentado, que impliquem manter a coluna dobrada como na imagem.
- Levantar pesos frequentemente. Da mesma maneira, há posturas mais corretas durante essas tarefas que não sobrecarregam os discos intervertebrais de forma tão severa.
Posturas que impliquem manter a coluna lombar dobrada prolongadamente e tarefas que exigam levantar pesos regularmente aumentam a pressão na região anterior dos discos intervertebrais o que provoca um deslocamento posterior do núcleo pulposo.
Ao longo do tempo, a sobrecarga constante (em conjunto com os outros fatores referidos) associada ao deslocamento do núcleo contra o anel fibroso leva eventualmente a hérnias.
Tratamento
Nota: É importante referir que é preferível ser sempre acompanhado(a) por um profissional de saúde que tenha conhecimento sobre o seu caso, de forma a obter o tratamento mais adequado à sua condição
- Se trabalha muito tempo sentado, é fundamental fazer pausas. É importante levantar-se e andar durante alguns minutos.
- Melhore a ergonomia do seu posto de trabalho e tente corrigir a sua postura ao longo do dia.
- Em baixo tem um conjunto de exercícios que pode fazer diariamente.
- Veja as correcções que deve fazer quando levanta pesos ou quando se baixa