Plagiocefalia
O que é?
Causas
Pode ser provocada por posições embrionárias ou no trabalho de parto. O torcicolo muscular congénito é também uma causa bastante comum, visto que a posição do bebé é sempre a mesma e essa pouco mobilidade leva a uma deformação no crânio facilmente moldável do seu bebé.
Consequências
- Alterações da dentição
- Alterações visuais
- Alterações auditivas
- Otites
- Rinites alérgicas
- Obstrução nasal
- Escolioses vertebrais
- Alterações nas áreas cerebrais
Tipos
- Plagiocefalia Sinostótica :
Existe uma craniossinostose, ou seja, um fecho de uma sutura craniana precocemente ou a não existência da mesma. Nestes casos é importante ser encaminhado para a neurocirurgia pediátrica pois o tratamento é apenas cirúrgico. a origem é predominantemente embrionária
- Plagiocefalia Não Sinostótica/ Posicional :
Nas plagiocefalias mais graves os médicos aconselham, frequentemente, a colocação do capacete. Além de ser de difícil adaptação ao bebé, provoca uma grande compressão com maior probabilidade de criar outras lesões.
Tratamento
A osteopatia é uma medicina alternativa que avalia o indivíduo (neste caso a criança) de uma forma holística. O tratamento osteopático baseia-se numa avaliação e diagnóstico de toda a criança, procurando disfunções de mobilidade.
O trabalho da osteopatia nestas situações consiste em alinhar, corrigir e dar elasticidade e mobilidade às diferentes estruturas.
Tratamento em casa
- Utilização da Almofada mimos, pois a mesma evita a compressão do crânio e centraliza a cabeça do bebé
- Posicionamentos: mudar constantemente, evitar ao máximo os pontos de contacto com o achatamento. Posicionar através do tronco e não apenas a cabeça.